Uma semana depois

Depois da tragédia, a ajuda para reconstruir

Albino Perleberg, 80 anos, depende de laudos e de ajuda financeira para poder reformar a casa

Por: Cíntia Piegas e Laura Marques
[email protected] 

Há uma semana, na manhã do dia 9 de novembro, três famílias foram surpreendidas por um incêndio na rua Rafael Pinto Bandeira, próximo ao largo Vernetti, em Pelotas. O fogo se alastrou a partir de uma padaria até as próximas duas casas, parando na esquina onde funcionava uma oficina para conserto de televisões. A padaria Vernetti e os moradores das residências ao lado perderam tudo que adquiriram ao longo dos anos.

A comunidade do entorno, logo em seguida que as chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiros, organizou uma campanha de doações em solidariedade aos moradores. O ponto de coleta estabelecido é o escritório contábil Solução, que funciona na mesma localidade. Ao longo da semana, móveis, roupas e alimentos foram recebidos, além de quantias em dinheiro.

Esperança
Já Albino Perleberg e a esposa Hilda Perleberg, ambos com 80 anos, planejam reformar a oficina de televisões que administravam, local que era também moradia do casal. Com olhar fixo nas paredes queimadas, o idoso conta que a burocracia pode atrasar os planos. Mas esperança não falta. "Recebemos a visita dos proprietários da padaria que avaliam agora que o seguro do estabelecimento cobre terceiros. Caso sim, pode ser uma grande ajuda", disse o senhor de fala mansa.

Da casa onde trabalhava há 37 anos consertando televisores sobrou apenas uma geladeira e um fogão de 50 anos, que por muito custo, Albino deixou ir para o lixo. Sem lenço e sem documentos, o idoso passa o dia na casa da filha, que fica aos fundos e, para dormir, ele e a esposa são acolhidos por outros familiares. "A minha mulher está nervosa, pois quer voltar logo para casa."

A solidariedade chegou para o casal através de doações de roupas e alimentos. Mas será preciso contratar o serviço de um engenheiro para criar o projeto da reconstrução. "Tem hora que fico imaginando...O quê fazer? Isso porque a questão agora é dinheiro", confessou. Essa foi a forma discreta de Albino dizer que não terá como comprar material de construção.

Para mudar de assunto, o idoso levou a reportagem até a casa e relatou a manhã trágica e, como um bom técnico em eletrônica, a primeira medida que tomou foi desligar a chave geral. O cheiro da madeira queimada ainda é forte, mas o proprietário da casa está arrumando um quartinho aos fundos - o único que sobrou - para ficar mais próximo do lar.

Por enquanto a família necessita de materiais de limpeza e de construção, alimentos e eletrodomésticos. As doações estão sendo recolhidas no escritório, na rua Rafael Pinto Bandeira, 2.473.

Como doar:
Escritório de Assessoria Contábil Solução
Endereço: rua Rafael Pinto Bandeira, 2.473
Telefone: 3227-0974

Doações também por depósito bancário:
Padaria Vernetti
Franciele
Banco do Brasil
Agência: 2950-5
Conta Poupança: 22305-0

Albino Perleberg
Banrisul
Agência: 0918
Conta: 35.8537700-9

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasileira é morta por engano pela polícia em Portugal Anterior

Brasileira é morta por engano pela polícia em Portugal

Distrito Federal começa a adotar a carteira de motorista digital Próximo

Distrito Federal começa a adotar a carteira de motorista digital

Deixe seu comentário